top of page

Biografia de Domingos Neto

Domingos Gomes de Aguiar Neto é filho de Domingos Filho e Patrícia Aguiar. Casado com Livia Feitosa de Aguiar e pai do Tomás e da Cecília. Exerce a função de corregedor Parlamentar da Câmara dos Deputados, foi relator do Orçamento 2020, líder de partidos, presidente de duas comissões temáticas, secretário de Copa da prefeitura de Fortaleza e coordenador da bancada do Ceará.



Suas raízes estão no município de Tauá, região do sertão dos Inhamuns. Nasceu no dia 29 de abril de 1988. Foi estudante do Colégio Militar de Fortaleza e se graduou em Direito na Universidade de Fortaleza (Unifor). Hoje, é advogado e cursa MBA Executivo no Instituto de Direito Público (IDP), em Brasília.

Conquistou seu primeiro mandato de deputado federal em 2010 quando tinha apenas 22 anos. Na ocasião, quebrou dois recordes: foi o deputado mais jovem e mais votado do estado do estado com 246.591 votos. Hoje, está em seu terceiro mandato de deputado federal, é titular da cadeira 29 da Academia Brasileira de Direito.

Na Câmara dos Deputados, trabalha no fortalecimento dos municípios do Ceará, com foco em políticas de combate à seca e acesso à água, pelo desenvolvimento econômico com menos custo para o trabalhador e pela formação profissional dos jovens. Atuando em conjunto com órgãos federais, também trabalha em Brasília para trazer recursos para obras estruturais fortalecendo o orçamento da Saúde.

Foi líder do PSD, do Pros, presidente da Comissão de Desenvolvimento Urbano e da Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia.

Já no primeiro mandato em que presidiu a Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados, fez o importante trabalho de fiscalizar e acompanhar as obras de mobilidade da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. Em seguida, tornou-se secretário da Copa do município de Fortaleza.

Domingos Neto também foi escolhido para presidir a Comissão de Desenvolvimento Regional e da Amazônia. Também presidiu a Frente Parlamentar Mista em Defesa da Juventude e trabalhou incansavelmente pela aprovação do Estatuto da Juventude. O projeto, que hoje é a Lei 12.852, havia ficado 10 anos parado na Câmara dos Deputados.

Também integrou a Comissão Especial de Políticas Públicas de Combate às Drogas. As propostas foram encaminhadas ao Ministério da Saúde e adotadas no Plano Brasil contra o Crack, política pública lançada pela presidência em 2011.

Naquele ano, foi reeleito deputado federal com 185.226 votos, o parlamentar mais votado do partido na época. Também integrou a Comissão de Educação e a de Integração Nacional. Fez parte das comissões de Turismo e as Especiais do Marco Civil da Internet e da partilha do Pré-sal.

82 views0 comments

Comments


bottom of page